SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escolaExcelência na ciência: uma reflexão crítica afirmativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

TOSTA, Sandra Fátima Pereira  e  SILVA, Weslei Lopes. Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1346-1371. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144652.

Este texto parte de uma pesquisa que teve como objetivos analisar o referencial teórico-metodológico proposto pelo Grupo de Pesquisa do Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional - DIE-Cinvestav-IPN - do México e sua apropriação por pesquisadores de programas de pós-graduação no Brasil e na Argentina, a partir dos anos 1980. Sua justificativa está na alta recepção que a proposta do DIE alcançou na América Latina, particularmente nos referidos países, sendo uma outra leitura possível da escola em suas dinâmicas cotidianas e na relação com a sociedade, em contraposição às pesquisas orientadas pelas “teorias da reprodução”. Trata-se de uma pesquisa em perspectiva comparada, do tipo documental, na qual buscou-se demarcar o estado do conhecimento da pesquisa educacional na interface com a História e a Antropologia no Brasil e na Argentina.

Palavras-chave : Etnografia; Escolas; Brasil; Argentina.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )