SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América LatinaO conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GONZALEZ RAMOS, Ana M.  e  BENAVENTE, Beatriz Revelles. Excelência na ciência: uma reflexão crítica afirmativa. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1372-1394. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144233.

A excelência na ciência é definida como um processo neutro para a seleção e o reconhecimento das teorias e pesquisas mais valiosas. Este princípio está baseado na metrização da vida acadêmica através do uso de critérios universais que apoiam o jogo justo [fair play] e a igualdade de oportunidades. No entanto, as teorias feministas têm reclamado que a organização da ciência baseada na excelência nunca é neutra nem objetiva. A meritocracia reproduz as desigualdades de todas as estruturas sociais, particularmente daquelas relacionadas com os estereótipos de gênero e com as barreiras na avaliação de carreiras de pesquisa e nos resultados da pesquisa. Neste artigo, propomos que a excelência no conhecimento só ocorre quando o gênero e a ciência são criados processualmente.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Meritocracia; Mulheres; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Espanhol | Francês | Espanhol     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )