SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166El concepto de profesionalidad docente en los estudios más recientes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ANDRADE, Paulo Estevão; ANDRADE, Olga Valéria Campana dos Anjos  y  PRADO, Paulo Sérgio T. do. Psicogênese da língua escrita: uma análise necessária. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1416-1439. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144361.

Em Psicogênese da Língua Escrita, Ferreiro e Teberosky relatam uma pesquisa sobre o desenvolvimento da leitura-escrita. A estrutura teórico-metodológica é fornecida pelo construtivismo de Piaget: a criança ativa constrói seu conhecimento na interação com o meio - neste caso a língua escrita - e se desenvolve ao longo de estágios. De Chomsky, as autoras emprestam a ideia de um dispositivo inato para a aquisição da linguagem, generalizando-a para a aquisição da leitura, que seria aprendida tão naturalmente quanto a fala. Um terceiro marco interpretativo é a abordagem Whole Language, cujo foco principal da leitura deve ser a busca pelo significado. Apresentam-se uma análise de contradições internas do texto e uma confrontação deste com parte da literatura referenciada na própria obra.

Palabras clave : Linguagem; Leitura; Escrita; Construtivismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )