SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Paralelos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa  y  VILLAS BOAS, Lúcia. Um olhar psicossocial para a educação. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.14-41. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144277.

Os estudos de Bourdieu e Moscovici, ao permitirem discutir a dimensão simbólica dos fenômenos sociais a partir de uma perspectiva crítica e desestabilizadora, têm muito a contribuir para a compreensão das atuais problemáticas educacionais. Assim, este texto objetiva estabelecer um diálogo entre esses autores, para pensar o campo educacional a partir de uma perspectiva psicossocial. Parte-se, então, de três eixos. O primeiro refere-se à discussão do olhar psicossocial enquanto postura epistemológica, tecendo reflexões sobre uma leitura ternária dos fatos e das relações sociais. O segundo destaca a educação como prática social, considerando suas finalidades e seu espaço social. E o terceiro aborda a relação entre a educação e mudança social. Recuperam-se, assim, noções bourdiesianas e moscovicianas, que contribuem para ressignificar, a partir do olhar psicossocial, as práticas educativas.

Palabras clave : Psicologia Social; Epistemologia; Educação; Mudança Social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )