SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167ParalelosCapital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

POESCHL, Gabrielle Anny; RIBEIRO, Raquel  e  OLIVEIRA, Natércia. Princípios organizadores, habitus e práticas familiares. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.70-99. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531434280.

A importância atribuída às inserções sociais na perspectiva de Doise sobre as representações sociais e na noção de habitus de Bourdieu é discutida e ilustrada através dum conjunto de estudos sobre as práticas familiares que mostram o efeito das posições sociais sobre as representações sociais e as práticas sociais. Os resultados revelam um consenso sobre o que são as tarefas familiares e quem deve as executar. Eles mostram que os homens e as mulheres concordam em considerar justa a distribuição desigual do trabalho familiar e desejável a diferenciação dos papéis familiares entre maridos e mulheres. O nível de escolaridade leva a variações na crença nas diferenças naturais entre os sexos, nas representações formadas sobre o trabalho familiar e no contributo efectivo dos cônjuges para as tarefas familiares, sem ameaçar, contudo, as posições assimétricas ocupadas pelos homens e pelas mulheres na sociedade.

Palavras-chave : Família; Relações de Género; Estrutura Social; Desigualdade Social.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )