SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue167Education and the alterity of democracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FLICKINGER, Hans-Georg. Educação e alteridade em contexto de sociedade multicultural. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.136-149. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144688.

A Educação vê-se desafiada pela heterogeneidade crescente da sociedade contemporânea. Preparar os jovens para o convívio de tradições culturais diferentes torna-se sua tarefa cada vez mais importante. À base da comparação com os conceitos do exótico e da estranheza, o artigo destaca a relação de alteridade como diretriz que aponta a necessária postura pedagógica para cumprir essa tarefa: reconhecer o direito do outro de ser diferente e responsabilizar-se pela sua integração sociocultural. Assim, a relação de alteridade reafirma a conotação eminentemente ética da tarefa educacional e o campo educativo como campo da experiência social. É entre os extremos do profissionalismo objetivo e a afetividade subjetiva que a relação de alteridade contribui para a construção de um espaço social produtivo.

Keywords : Educação Multicultural; Alteridade; Profissionalismo Pedagógico; Reflexividade.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )