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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FLICKINGER, Hans-Georg. Educação e alteridade em contexto de sociedade multicultural. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.136-149. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144688.

A Educação vê-se desafiada pela heterogeneidade crescente da sociedade contemporânea. Preparar os jovens para o convívio de tradições culturais diferentes torna-se sua tarefa cada vez mais importante. À base da comparação com os conceitos do exótico e da estranheza, o artigo destaca a relação de alteridade como diretriz que aponta a necessária postura pedagógica para cumprir essa tarefa: reconhecer o direito do outro de ser diferente e responsabilizar-se pela sua integração sociocultural. Assim, a relação de alteridade reafirma a conotação eminentemente ética da tarefa educacional e o campo educativo como campo da experiência social. É entre os extremos do profissionalismo objetivo e a afetividade subjetiva que a relação de alteridade contribui para a construção de um espaço social produtivo.

Palavras-chave : Educação Multicultural; Alteridade; Profissionalismo Pedagógico; Reflexividade.

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