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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CENCI, Angelo Vitório  e  CASAGRANDA, Edison Alencar. Alteridade, ação e educação em Hannah Arendt. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.172-191. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144664.

O tema da alteridade pode ser lido em Hannah Arendt em um duplo movimento. O primeiro, com base em Eichmann em Jerusalém, concerne à negação do outro como incapacidade de se colocar no seu lugar e como sua supressão mediante a anulação de sua singularidade. O segundo, tomando por referências principais A condição humana e O que é política?, explora as condições para a alteridade, e o faz focando nos pressupostos da ação - mundo e pluralidade - e nos seus poderes - initium, revelação e energeia. Tais condições remetem ao amor mundi e à responsabilidade vinculada a ele como condição educativa (formação) para o outro poder vir a ser efetivamente outro.

Palavras-chave : Alteridade; Ação; Educação; Arendt, Hannah.

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