SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Alteridad, acción y educación en Hannah ArendtÉtica, justicia y educación bajo el enfoque de la alteridad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

UMBELINO, Luís António. O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.192-202. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144666.

O objetivo do presente trabalho é meditar sobre o lugar do ensino das Humanidades no contexto de um modelo cultural em que predomina uma narrativa da utilidade e rentabilidade económicas. O principal eixo do trabalho é orientado por um questionamento: o que resta pensar quando “pensar sobre as Humanidades” se torna uma tarefa de resistência? O desenvolvimento da análise procurará testar a seguinte tese: há um “preço pesado” a pagar pelo recuo do espaço das Humanidades; esse preço é económico, político, cívico, democrático e antropológico. Resta formular a questão de saber o que fazer para obstar a tal “pesado” pagamento. Na via de uma tentativa de resposta, proporemos uma consideração de alguns aspetos do modo como P. Ricoeur (1983, 1986, 1988, 1998, 2000) recupera conceitos centrais do pensamento de R. Koselleck (1990).

Palabras clave : Humanidades; Crise; Texto; Narrativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )