SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Alteridade, ação e educação em Hannah ArendtÉtica, justiça e educação sob o enfoque da alteridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

UMBELINO, Luís António. O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.192-202. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144666.

O objetivo do presente trabalho é meditar sobre o lugar do ensino das Humanidades no contexto de um modelo cultural em que predomina uma narrativa da utilidade e rentabilidade económicas. O principal eixo do trabalho é orientado por um questionamento: o que resta pensar quando “pensar sobre as Humanidades” se torna uma tarefa de resistência? O desenvolvimento da análise procurará testar a seguinte tese: há um “preço pesado” a pagar pelo recuo do espaço das Humanidades; esse preço é económico, político, cívico, democrático e antropológico. Resta formular a questão de saber o que fazer para obstar a tal “pesado” pagamento. Na via de uma tentativa de resposta, proporemos uma consideração de alguns aspetos do modo como P. Ricoeur (1983, 1986, 1988, 1998, 2000) recupera conceitos centrais do pensamento de R. Koselleck (1990).

Palavras-chave : Humanidades; Crise; Texto; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )