SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue167The end of the humanities: teaching and learning in time of crisisFrom government to governance: permeability of the state to privatizing logics in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FARINON, Mauricio João. Ética, justiça e educação sob o enfoque da alteridade. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.204-224. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144687.

Com o objetivo de fundamentar e justificar a alteridade como princípio ético, este texto filia-se à matriz teórica de Amartya Sen, a partir da teoria multicultural, e de Emmanuel Levinas, com a teoria da alteridade. Primeiramente é abordado o princípio alteridade, por meio do conceito de justiça em sua origem nos critérios de incomparabilidade, identidade dinâmica e terceiro incluído. Em segundo lugar, defende-se que a efetivação da justiça ocorre a partir dos sensos de proximidade e responsabilidade, postos como princípio e característica da relação interpessoal inicial. Finalizando o artigo, são pontuados alguns sentidos e desafios que o princípio alteridade representa para a educação, destacando a formação ética, a sensibilidade, a razoabilidade e a fecundidade.

Keywords : Educação; Ética; Alteridade; Multiculturalismo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )