SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de criseDo governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FARINON, Mauricio João. Ética, justiça e educação sob o enfoque da alteridade. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.204-224. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144687.

Com o objetivo de fundamentar e justificar a alteridade como princípio ético, este texto filia-se à matriz teórica de Amartya Sen, a partir da teoria multicultural, e de Emmanuel Levinas, com a teoria da alteridade. Primeiramente é abordado o princípio alteridade, por meio do conceito de justiça em sua origem nos critérios de incomparabilidade, identidade dinâmica e terceiro incluído. Em segundo lugar, defende-se que a efetivação da justiça ocorre a partir dos sensos de proximidade e responsabilidade, postos como princípio e característica da relação interpessoal inicial. Finalizando o artigo, são pontuados alguns sentidos e desafios que o princípio alteridade representa para a educação, destacando a formação ética, a sensibilidade, a razoabilidade e a fecundidade.

Palavras-chave : Educação; Ética; Alteridade; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )