SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue167Ethics, justice and education from the perspective of alterityShould teachers be trained in educational policies? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

TRIPODI, Zara Figueiredo  and  SOUSA, Sandra Zákia. Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.228-253. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144800.

Apresenta-se a noção de permeabilidade como categoria analítica que auxilia o exame de dinâmicas de privatização presentes em iniciativas atuais na educação básica. O conceito de permeabilidade refere-se aqui à natureza de padrões relacionais forjádos na implementação de políticas educacionais. Assim, examinam-se dois movimentos que se realizam concomitantemente: de um lado, iniciativas do poder público de assimilar e adaptar conhecimentos desenvolvidos no setor privado; de outro, a transferência de prestação de serviços públicos para instituições privadas. Sistematizam-se aportes da literatura que contribuem para a compreensão da ampla gama de regimes de regulação. À luz desses subsídios, são mencionadas iniciativas que ilustram alterações nos modos de gerenciar e prover a educação básica.

Keywords : Políticas Educacionais; Gestão; Governança; Privatização do Ensino.

        · abstract in French | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )