SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Del gobierno a la gobernanza: permeabilidad del estado a lógicas privatizadoras en la educaciónLas aspiraciones de los aprendices: doctorandos en educación en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERRADA, Donatila; VILLENA, Alicia  y  PINO, Miguel Del. Os professores devem ser formados em políticas educacionais?. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.254-279. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144740.

Esta pesquisa apresenta a formação inicial docente em política educativa por meio da construção de cinco estudos de casos localizados na região de Biobío, Chile. Três deles possuem atores da formação em universidades, outro apresenta professores que trabalham em escolas públicas e o último é formado por um documento da política estatal que regula os processos de formação de professores no país. Os resultados evidenciam que, enquanto nas universidades são priorizados o conhecimento e o ajuste ao marco regulatório da política nacional, os professores em exercício fazem demandas para se habilitar em críticas construtivas no tocante às políticas estatais e em competências para co-construir políticas junto ao Estado com base em sua própria experiência de trabalho.

Palabras clave : Formação de Professores; Políticas Educacionais; Objetivos da Educação; Chile.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )