SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educaçãoAs aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FERRADA, Donatila; VILLENA, Alicia  e  PINO, Miguel Del. Os professores devem ser formados em políticas educacionais?. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.254-279. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144740.

Esta pesquisa apresenta a formação inicial docente em política educativa por meio da construção de cinco estudos de casos localizados na região de Biobío, Chile. Três deles possuem atores da formação em universidades, outro apresenta professores que trabalham em escolas públicas e o último é formado por um documento da política estatal que regula os processos de formação de professores no país. Os resultados evidenciam que, enquanto nas universidades são priorizados o conhecimento e o ajuste ao marco regulatório da política nacional, os professores em exercício fazem demandas para se habilitar em críticas construtivas no tocante às políticas estatais e em competências para co-construir políticas junto ao Estado com base em sua própria experiência de trabalho.

Palavras-chave : Formação de Professores; Políticas Educacionais; Objetivos da Educação; Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )