SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167¿Hay que formar a los docentes en políticas educativas?Representación de niñas y niños en imágenes de juguetes: ¿el comienzo del cambio? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA, Camila Ferreira da  y  ALVES, Mariana Gaio. As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.280-308. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144725.

Refletir sobre os fenômenos educacionais não constitui exercício recente no contexto brasileiro. Porém os processos de autonomização e institucionalização de um espaço específico para pensar, investigar e formar novos quadros no âmbito estrito da Educação ganham materialidade na primeira metade do século XX e influenciam o ganho paulatino de pujança da área. Com o intuito de compreender as relações entre as aspirações dos doutorandos em Educação no Brasil e o próprio desenvolvimento dessa área do conhecimento, por meio da análise de 455 questionários respondidos pelos estudantes, o presente artigo situa-se no debate de influência bourdieusiana acerca da correspondência entre campo e habitus. O estudo revelou o poder das relações educativas nos processos de constituição e compartilhamento de um habitus próprio desse espaço acadêmico, de reprodução dos seus quadros e ainda de construção das aspirações dos doutorandos.

Palabras clave : Educação; Doutoramento; Aspiração; Desenvolvimento Profissional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )