SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue167Representation of boys and girls in images of toys: the beginning of a change?Literature and education: notes on the role of literature in educational institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PEREIRA, Mónica Dias; AZEVEDO, Nair Rios  and  BRITO, Ana Teresa. Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.330-355. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144660.

Tomando como ponto de partida a necessidade de se investir na contínua melhoria da qualidade dos ambientes institucionais portugueses para as crianças nos primeiros anos de vida, apresentamos os resultados de um estudo de caso múltiplo, realizado em duas creches com características distintas. O objetivo foi compreender a perspetiva das famílias e profissionais sobre a qualidade nas creches. A análise dos dados foi realizada a partir das dimensões conceptuais identificadas: organizacional, ambiental e relacional. A partir dessas dimensões evidenciamos lacunas nos processos de escuta e de interação entre profissionais e famílias, considerados fundamentais para a dinâmica da intersubjectividade que uma construção partilhada de significado sobre a qualidade em creche implica.

Keywords : Qualidade; Creche; Intersubjetividade; Contextualidade.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )