SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Representación de niñas y niños en imágenes de juguetes: ¿el comienzo del cambio?Literatura y formación: notas sobre el lugar de lo literario en las instituciones de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PEREIRA, Mónica Dias; AZEVEDO, Nair Rios  y  BRITO, Ana Teresa. Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.330-355. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144660.

Tomando como ponto de partida a necessidade de se investir na contínua melhoria da qualidade dos ambientes institucionais portugueses para as crianças nos primeiros anos de vida, apresentamos os resultados de um estudo de caso múltiplo, realizado em duas creches com características distintas. O objetivo foi compreender a perspetiva das famílias e profissionais sobre a qualidade nas creches. A análise dos dados foi realizada a partir das dimensões conceptuais identificadas: organizacional, ambiental e relacional. A partir dessas dimensões evidenciamos lacunas nos processos de escuta e de interação entre profissionais e famílias, considerados fundamentais para a dinâmica da intersubjectividade que uma construção partilhada de significado sobre a qualidade em creche implica.

Palabras clave : Qualidade; Creche; Intersubjetividade; Contextualidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )