SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Representação de meninas e meninos em imagens de brinquedos: o começo da mudança?Literatura e formação: notas sobre o lugar do literário nas instituições de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PEREIRA, Mónica Dias; AZEVEDO, Nair Rios  e  BRITO, Ana Teresa. Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.330-355. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144660.

Tomando como ponto de partida a necessidade de se investir na contínua melhoria da qualidade dos ambientes institucionais portugueses para as crianças nos primeiros anos de vida, apresentamos os resultados de um estudo de caso múltiplo, realizado em duas creches com características distintas. O objetivo foi compreender a perspetiva das famílias e profissionais sobre a qualidade nas creches. A análise dos dados foi realizada a partir das dimensões conceptuais identificadas: organizacional, ambiental e relacional. A partir dessas dimensões evidenciamos lacunas nos processos de escuta e de interação entre profissionais e famílias, considerados fundamentais para a dinâmica da intersubjectividade que uma construção partilhada de significado sobre a qualidade em creche implica.

Palavras-chave : Qualidade; Creche; Intersubjetividade; Contextualidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )