SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número167Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CECHINEL, André. Literatura e formação: notas sobre o lugar do literário nas instituições de ensino. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.356-373. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144850.

Este ensaio propõe-se a discutir o lugar formativo da literatura num momento em que sua presença institucional se vê precarizada por discursos utilitários característicos da cultura de mercado. Para tanto, o argumento divide-se em dois momentos: primeiro, são discutidos alguns dos abalos teóricos sofridos pela literatura no último século e que fragilizaram os dispositivos que antes justificavam sua presença no âmbito formativo; a seguir, o ensaio indica a necessidade de revisitar as categorias de “obra”, “leitor” e “tradição” como modo de estabelecer um funcionamento de fato “formativo” para o espaço institucional da literatura. Se o nosso tempo se caracteriza pela aceleração dos objetos, as noções de “obra”, “leitor” e “tradição” podem operar como contrapontos capazes de interromper o fluxo contínuo das coisas, ditando uma outra temporalidade para os estudos literários.

Palavras-chave : Literatura; Formação; Leitor; Instituições De Ensino.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )