SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Remuneración media como indicador de la valorización docente en el mercado de trabajoReferentes del “buen profesor” de enseñanza media: ejercicio de articulación teórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; MORICONI, Gabriela Miranda; DAVIS, Claudia L. F.  y  NUNES, Marina M. R.. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.478-504. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144896.

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que, desenvolvida durante 2014 e 2015, procurou construir um diagnóstico sobre políticas educacionais para o ensino médio - especialmente as curriculares -, valendo-se, para tanto, de informações pesquisadas junto aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, os maiores responsáveis pela oferta desse nível de ensino. Os dados foram coletados por meio de: documentos e disposições legais vigentes; questionários às equipes responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de todos os estados do país; e entrevistas qualitativas realizadas junto a uma amostra de dez secretarias dentre as 27. Neste texto especificamente, o objetivo é apresentar e analisar algumas iniciativas que os entes federados têm desenvolvido para atrair e manter os jovens nesse nível de ensino.

Palabras clave : Ensino Médio; Políticas Educacionais; Currículos; Juventude.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )