SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue168Challenges of high school in Brazil: initiatives of education secretariatsDidactics of mathematics in training courses for teachers and educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teórica. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.506-531. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144820.

O objetivo deste artigo é articular um conjunto de referenciais teórico-metodológicos sobre desempenho docente, no intuito de identificar características de um “bom professor” de ensino médio. Parte-se de uma revisão de literatura sobre efeito- -professor, eficácia escolar, desempenho docente, competências para ensinar, saberes docentes e processo de profissionalização. Adotam-se como categorias de análises cinco dimensões da docência no ensino médio: conhecimento, estratégica, relacional, motivacional e profissional. Conclui-se que o alargamento das concepções do que constitui um “bom professor” de ensino médio pode contribuir para a instituição de políticas para fomentar o desenvolvimento da carreira docente e para as diretrizes dos cursos de formação inicial e continuada dos professores especialistas.

Keywords : Professores; Ensino Médio; Qualidade do Ensino; Profissionalização.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )