SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teóricaEducação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CABRITA, Isabel. Didática da matemática em cursos de formação de educadores e professores. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.532-549. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145045.

O Processo Bolonha visou a reestruturar o ensino superior europeu, intensificando uma formação de qualidade e a sua uniformização. Mas esse objetivo ainda não foi alcançado. A formação dos Educadores de Infância e Professores dos anos iniciais de escolaridade é díspar, designadamente em termos das habilitações exigidas e do acesso aos cursos e sua cartografia. No que se refere a esses cursos, foram analisados, em particular, os programas das unidades curriculares relacionadas com a didática da matemática. Conclui-se principalmente pela diversidade de situações no que concerne: à (in)dependência das disciplinas; à sua distribuição no curso; ao número de European Credit Transfer System (ECTS); aos objetivos que perseguem; aos conteúdos programáticos; às metodologias e avaliação das aprendizagens preconizadas; e à bibliografia proposta.

Palavras-chave : Matemática; Formação de Professores; Educação Infantil; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )