SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue168Sexual education in brazilian education: systematic revision of the literaturePolicy perspectives on adult education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MORAES, Adriana Zomer De  and  CRUZ, Tânia Mara. Estudantes de engenharia: entre o empoderamento e o binarismo de gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.572-598. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145159.

Este artigo trata, a partir de entrevistas com estudantes de Engenharia (2014), de suas experiências acadêmicas e concepções de gênero em relação ao campo profissional. O materialismo histórico e dialético, como referencial, visa a estabelecer as conexões entre o particular e a totalidade social, e entre a subjetividade e a objetividade no processo histórico de transformações e permanências. O aumento do ingresso das mulheres nas engenharias exige contínuo enfrentamento das estudantes, que expressam estratégias de empoderamento contraditoriamente acompanhadas de atributos sustentados em binarismos de gênero. Por sua vez, os colegas e os professores tendem a reforçar a divisão sexual do trabalho em novas formas.

Keywords : Estudantes; Engenharia; Trabalho; Relações de Gênero.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )