SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Estudiantes de ingeniería: entre el empoderamiento y el binarismo de géneroLo público y lo privado: rasgos de la cultura brasileña entre los jóvenes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

LIMA, Licínio C.  y  GUIMARAES, Paula. Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.600-623. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144926.

Este artigo aborda as políticas públicas de educação de adultos em Portugal desde 1974, a partir de três lógicas: a lógica democrática-emancipatória; a de modernização e de controlo estatal; e a lógica da gestão de recursos humanos. Essas lógicas são tratadas em articulação com os desenvolvimentos e as principais características das políticas públicas de educação de adultos nos últimos 40 anos, destacando-se a influência da União Europeia no que se refere à ênfase atribuída à tendência vocacionalista e de gestão de recursos humanos.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação de Adultos; Portugal; Lógica Política.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )