SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue169Multidimensional indicators to evaluate school infrastructure: elementary schoolsArgumentative structure in Brazilian students’ texts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DIOGO, Ana Matias; MELO, Benedita Portugal e  and  FERREIRA, Manuela. Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.748-775. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145138.

Neste texto, analisam-se as opiniões de pais das classes médias urbanas, muito escolarizadas, difundidas na blogosfera, acerca dos exames do 4º ano, no quadro do crescente investimento na educação e escolarização dos filhos protagonizado por esse grupo social. A análise de 38 posts e 311 comentários pertencentes a 29 blogues, publicados entre 2012 e 2015 em páginas portuguesas da internet, evidenciou várias lógicas de fabricação de bons alunos que contrariam a suposta homogeneidade atribuída à relação das classes médias com a escola. Propõese uma tipologia exploratória que procura dar conta de distintas éticas do trabalho escolar, modelos de acompanhamento do trabalho escolar e conceções de criança-aluno coexistentes nesse grupo social.

Keywords : Relações Pais-Alunos; Classe Média; Relações Escola-Família; Rendimento Escolar.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )