SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Indicadores multidimensionales para evaluación de la infraestructura escolar: la educación básicaEstructura argumentativa em textos de alumnos brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DIOGO, Ana Matias; MELO, Benedita Portugal e  y  FERREIRA, Manuela. Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.748-775. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145138.

Neste texto, analisam-se as opiniões de pais das classes médias urbanas, muito escolarizadas, difundidas na blogosfera, acerca dos exames do 4º ano, no quadro do crescente investimento na educação e escolarização dos filhos protagonizado por esse grupo social. A análise de 38 posts e 311 comentários pertencentes a 29 blogues, publicados entre 2012 e 2015 em páginas portuguesas da internet, evidenciou várias lógicas de fabricação de bons alunos que contrariam a suposta homogeneidade atribuída à relação das classes médias com a escola. Propõese uma tipologia exploratória que procura dar conta de distintas éticas do trabalho escolar, modelos de acompanhamento do trabalho escolar e conceções de criança-aluno coexistentes nesse grupo social.

Palabras clave : Relações Pais-Alunos; Classe Média; Relações Escola-Família; Rendimento Escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )