SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamentalEstrutura argumentativa em textos de alunos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DIOGO, Ana Matias; MELO, Benedita Portugal e  e  FERREIRA, Manuela. Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.748-775. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145138.

Neste texto, analisam-se as opiniões de pais das classes médias urbanas, muito escolarizadas, difundidas na blogosfera, acerca dos exames do 4º ano, no quadro do crescente investimento na educação e escolarização dos filhos protagonizado por esse grupo social. A análise de 38 posts e 311 comentários pertencentes a 29 blogues, publicados entre 2012 e 2015 em páginas portuguesas da internet, evidenciou várias lógicas de fabricação de bons alunos que contrariam a suposta homogeneidade atribuída à relação das classes médias com a escola. Propõese uma tipologia exploratória que procura dar conta de distintas éticas do trabalho escolar, modelos de acompanhamento do trabalho escolar e conceções de criança-aluno coexistentes nesse grupo social.

Palavras-chave : Relações Pais-Alunos; Classe Média; Relações Escola-Família; Rendimento Escolar.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )