SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Estructura argumentativa em textos de alumnos brasileñosCómo se construye el marco teórico de la investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira  y  KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.802-829. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145239.

O laboratório de Matemática é tido como um importante espaço de aprendizagem tanto dos estudantes do ensino básico quanto na formação inicial de professores. Além dos materiais e da área física que fornece, esse espaço constitui-se como um lugar capaz de suscitar a reflexão dos futuros docentes. Neste estudo exploratório, feito com os alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo, verificamos a concepção inicial dos estudantes sobre tal disciplina e como o laboratório de Matemática os influenciou no processo de amadurecimento crítico em relação à sua atuação como professor. Por meio deste estudo, notamos que os momentos de produção e reflexão sobre as atividades, além da prática junto aos seus pares, foram cruciais para prepará-los para a sua futura profissão.

Palabras clave : Formação de Professores; Prática de Ensino; Matemática; Laboratórios.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )