SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Estrutura argumentativa em textos de alunos brasileirosComo é construído o marco teórico da pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira  e  KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.802-829. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145239.

O laboratório de Matemática é tido como um importante espaço de aprendizagem tanto dos estudantes do ensino básico quanto na formação inicial de professores. Além dos materiais e da área física que fornece, esse espaço constitui-se como um lugar capaz de suscitar a reflexão dos futuros docentes. Neste estudo exploratório, feito com os alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo, verificamos a concepção inicial dos estudantes sobre tal disciplina e como o laboratório de Matemática os influenciou no processo de amadurecimento crítico em relação à sua atuação como professor. Por meio deste estudo, notamos que os momentos de produção e reflexão sobre as atividades, além da prática junto aos seus pares, foram cruciais para prepará-los para a sua futura profissão.

Palavras-chave : Formação de Professores; Prática de Ensino; Matemática; Laboratórios.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )