SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Revisión de literatura: el concepto de gestión escolarCómo leer Marx en el camión transportador de caudales: dilemas de la educación superior brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano  y  CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.902-920. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145405.

Este artigo procura realizar uma reflexão acerca dos resultados de uma pesquisa financiada a partir de edital público, com o propósito de cartografar a formação, as práticas e os saberes dos professores dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu estudos bibliográficos, documentais e de campo que se constituíram em dissertações, teses e estágio pós-doutoral na área de formação de professores, os quais apontaram a insuficiência de formação pedagógica dos docentes, inclusive daqueles que formam professores, a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino investigada e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais

Palabras clave : Educação Superior; Formação de Professores; Trabalho Docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )