SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Formación de profesores: límites y desafíos en la educación superiorJuventud universitária y derechos de ciudadania: sentidos atribuídos a la diversidad sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Como ler Marx no carro-forte: dilemas do ensino superior brasileiro. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.922-947. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145294.

A proposta desse artigo é, a partir do relato de minha experiência como professor em uma instituição privada de ensino superior lucrativo na cidade de São Paulo, apresentar um panorama de quem são os estudantes que têm ingressado em instituições desse tipo. O texto traz uma reflexão sobre a condição social e econômica desses estudantes, que formam um público universitário bastante diversificado e singular. A minha inserção numa faculdade privada proporcionou também uma reflexão sobre as condições de trabalho docente. Além disso, indaga- -se sobre que espaço haveria para o ensino de Ciências Sociais para estudantes de outras formações num contexto de ampliação do acesso, mas sem democratização do saber.

Palabras clave : Ensino Superior; Escola Particular; Trabalho Docente; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )