SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Formação de professores: limites e desafios na educação superiorJuventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à diversidade sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Como ler Marx no carro-forte: dilemas do ensino superior brasileiro. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.922-947. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145294.

A proposta desse artigo é, a partir do relato de minha experiência como professor em uma instituição privada de ensino superior lucrativo na cidade de São Paulo, apresentar um panorama de quem são os estudantes que têm ingressado em instituições desse tipo. O texto traz uma reflexão sobre a condição social e econômica desses estudantes, que formam um público universitário bastante diversificado e singular. A minha inserção numa faculdade privada proporcionou também uma reflexão sobre as condições de trabalho docente. Além disso, indaga- -se sobre que espaço haveria para o ensino de Ciências Sociais para estudantes de outras formações num contexto de ampliação do acesso, mas sem democratização do saber.

Palavras-chave : Ensino Superior; Escola Particular; Trabalho Docente; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )