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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DARRAZ, María Cecília Fernández; VARGAS, Elizabeth Montanares  e  MARDONES, Olga Carrillo. Representação androcêntrica do trabalho em livros escolares chilenos. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.974-1000. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145264.

O artigo analisa a representação androcêntrica do trabalho em livros escolares chilenos. Utilizando o Modelo da Valoração para Estudos do Discurso, pode-se concluir que, mesmo com uma maior inclusão de mulheres nos últimos anos, o androcentrismo se expressa em quatro aspectos centrais: consideração do trabalho a partir de uma perspectiva tradicionalmente masculina que desvaloriza a função reprodutiva; representação das mulheres em papéis tradicionalmente femininos; supervalorização das capacidades físicas e psicológicas dos homens versus a construção de mulheres pobres e sofredoras; e representação das mulheres integradas ao mercado de trabalho como um fenômeno social recente, que ignora a histórica participação feminina no mundo do trabalho.

Palavras-chave : Livro Didático; Trabalho; Homens; Mulheres.

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