SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número169Representación androcéntrica del trabajo en el discurso de textos escolares chilenos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

TOLEDO, Cinthia Torres  y  CARVALHO, Marília Pinto de. Masculinidades e desempenho escolar: a construção de hierarquias entre pares. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.1002-1023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145496.

Buscando compreender as concepções coletivas de masculinidade entre os meninos e as possíveis implicações dessas concepções em seus desempenhos escolares, realizamos uma pesquisa etnográfica com crianças de aproximadamente dez anos de idade das camadas trabalhadoras, alunos/as de uma escola pública da cidade de São Paulo, utilizando observações e entrevistas. Identificamos que ser “bom aluno” não parecia contraditório para a afirmação da masculinidade daqueles meninos; ao contrário, o engajamento escolar era reconhecido como um aspecto positivo entre eles. Para ser “bom aluno”, no entanto, os garotos precisavam conseguir jogar nas relações de poder entre pares, valendo-se de práticas de masculinidades valorizadas, (re)construindo hierarquias escolares e sociais em suas interações.

Palabras clave : Relações de Gênero; Masculinidade; Escolarização; Pesquisa Etnográfica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )