SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número170Relações entre julgamento moral, racismo e empatia em criançasPensando com Pierre Bourdieu a categorização dos alunos com dificuldades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro de  e  ARAUJO, Naim Rodrigues de. Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170, pp.1148-1166. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145587.

A situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar.

Palavras-chave : Educação; Inclusão Escolar; Educação Especial; Deficiências.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )