SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número170Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucionalO legado de Virgínia Leone Bicudo para a sociologia da infância no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ROINE, Christophe  e  BARALLOBRES, Gustavo. Pensando com Pierre Bourdieu a categorização dos alunos com dificuldades. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170, pp.1168-1192. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145362.

Neste artigo mostramos como a epistemologia de Bourdieu é pertinente para analisar o problema das dificuldades de aprendizagem em matemática, tanto do ponto de vista teórico como metodológico. Analisamos dois contextos educativos diferentes, mas que compartilham certos fenômenos relativos aos alunos com dificuldades de aprendizagem, na França e no Quebec. A constituição de uma categoria social ou escolar e a criação de dispositivos institucionais que garantam sua permanência implicam uma naturalização do social e uma psicologização dos atores aos quais são atribuídas características individuais explicativas para seus “problemas”.

Palavras-chave : Dificuldades de Aprendizagem; Psicologia da Educação; Medicalização; Didática.

        · resumo em Espanhol | Francês | Espanhol     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )