SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171GASTOS EDUCACIONAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEMFORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS: A IMPLEMENTAÇÃO POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PEREIRA, Ricardo Bernardes. EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E MERCADO DE TRABALHO: CONSEQUÊNCIAS NO CAMPO DO DIREITO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.34-58.  Epub 13-Maio-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145788.

Nos últimos anos, com a aceleração do crescimento do ensino superior brasileiro, a quantidade de bacharéis habilitados ao exercício das profissões aumentou consideravelmente. Com o objetivo de compreender as consequências da expansão universitária sobre os bacharéis em Direito, por meio de 33 entrevistas com recém-diplomados e da análise de dados secundários, este artigo mostra que a busca por concursos públicos, a desvalorização da posição de associado nos escritórios de advocacia, a ocupação de novos territórios no mercado de trabalho e a atuação como advogado autônomo são experiências comuns. O aumento do número de credenciados interage com as regras de um campo altamente regulado, de modo a possibilitar o aumento da concorrência profissional, apesar de criar formas de ingresso profissional consideradas insatisfatórias pelos bacharéis.

Palavras-chave : ENSINO SUPERIOR; MERCADO DE TRABALHO; DIREITO; EGRESSOS.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )