SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171EXPANSIÓN UNIVERSITARIA Y MERCADO LABORAL: CONSECUENCIAS EN EL CAMPO DEL DERECHOACCIONES AFIRMATIVAS EN EL POSTGRADO STRICTO SENSU: ANÁLISIS DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CALDATTO, Marlova Estela. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS: A IMPLEMENTAÇÃO POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.60-84.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145331.

Analisa-se, neste artigo, como os dispositivos jurídicos que versam sobre os “Programas de Formação Pedagógica para não licenciados” se corporificam no decorrer de sua implementação por uma universidade federal. Para tanto, foram analisadas normativas internas produzidas pela universidade regulamentando tal modalidade formativa, além dos “Projetos de Abertura” e “Relatórios de Avaliação Final” de 19 turmas implementadas no decorrer dos anos de 2011 a 2017. A partir dessa análise, concluiu-se que a implementação desenvolvida pela instituição se distancia de prescrições apresentadas pelos dispositivos jurídicos vigentes e de evidências levantadas pela literatura que versa sobre o conhecimento especializado do professor.

Palabras clave : PROGRAMAS DE FORMAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; POLÍTICA EDUCACIONAL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )