SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171FORMACIÓN PEDAGÓGICA PARA NO LICENCIADOS: LA IMPLEMENTACIÓN POR UNA UNIVERSIDAD FEDERALACCIONES AFIRMATIVAS RACIALES Y LA ACTUACIÓN DEL DIARIO FOLHA DE S.PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

VANALI, Ana Crhistina  y  SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.86-108.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145911.

O artigo discute a distribuição por cor/raça de docentes e discentes nos programas de pós- -graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando a extensão da hegemonia branca e em que medida a população negra conseguiu ascender ao espaço da pós-graduação. Nos três níveis acadêmicos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional), há sub-representação da população negra nos corpos discente e docente. No corpo docente, espaço de poder acadêmico, a sub-representação de negros é maior e sua presença é residual ou praticamente inexistente em alguns programas. Os dados demonstram a alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, o que justifica a criação de políticas de ações afirmativas em seus outros níveis acadêmicos além da graduação.

Palabras clave : AÇÃO AFIRMATIVA; PÓS-GRADUAÇÃO; RELAÇÕES RACIAIS; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )