SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171ACCIONES AFIRMATIVAS RACIALES Y LA ACTUACIÓN DEL DIARIO FOLHA DE S.PAULOACOSO ESCOLAR ENTRE CHICAS: TRAMAS RELACIONALES DE LA CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES DE GÉNERO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

OLIVEIRA, Elisabete Regina Baptista de; UNBEHAUM, Sandra  y  GAVA, Thais. A EDUCAÇÃO STEM E GÊNERO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE BRASILEIRO.Traducido porPeter Joseph Laspina,  Fernando Effori de Mello. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.130-159.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145644.

Este artigo apresenta reflexões sobre a igualdade de gênero no ensino secundário, em especial no tocante à inclusão das jovens nas áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (STEM), tomando como fonte empírica um levantamento da produção acadêmico-científica realizada na base de dados Education Resources Information Center (ERIC). Tendo o conceito de gênero como um componente de análise do acesso das mulheres a essas áreas, foram selecionados 55 artigos e divididos em quatro agrupamentos. Considerando que, nos anos recentes, o Brasil tem apresentado diversas iniciativas que incentivam o acesso das mulheres às áreas das exatas, conhecer os estudos internacionais pode contribuir para uma reflexão crítica acerca de como a desigualdade de gênero pode ser enfrentada.

Palabras clave : GÊNERO; CIÊNCIAS EXATAS; ENSINO MÉDIO; STEM.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )