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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OLIVEIRA, Elisabete Regina Baptista de; UNBEHAUM, Sandra  e  GAVA, Thais. A EDUCAÇÃO STEM E GÊNERO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE BRASILEIRO.Traduzido porPeter Joseph Laspina,  Fernando Effori de Mello. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.130-159.  Epub 13-Maio-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145644.

Este artigo apresenta reflexões sobre a igualdade de gênero no ensino secundário, em especial no tocante à inclusão das jovens nas áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (STEM), tomando como fonte empírica um levantamento da produção acadêmico-científica realizada na base de dados Education Resources Information Center (ERIC). Tendo o conceito de gênero como um componente de análise do acesso das mulheres a essas áreas, foram selecionados 55 artigos e divididos em quatro agrupamentos. Considerando que, nos anos recentes, o Brasil tem apresentado diversas iniciativas que incentivam o acesso das mulheres às áreas das exatas, conhecer os estudos internacionais pode contribuir para uma reflexão crítica acerca de como a desigualdade de gênero pode ser enfrentada.

Palavras-chave : GÊNERO; CIÊNCIAS EXATAS; ENSINO MÉDIO; STEM.

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