SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171ENCUENTROS EN LOS TERRITORIOS: ESCUELA, TECNOLOGÍAS JUVENILES Y GÉNEROEL PLAGIO EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS Y EN LA VISIÓN DE AUTORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MARQUES, Joana; OLIVEIRA, Sofia; FERREIRA, Paula Costa  y  VEIGA-SIMAO, Ana Margarida. TRABALHO COLABORATIVO NO 1° CICLO: SUPORTE PERCEBIDO E REGULAÇÃO PARTILHADA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.204-223.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145287.

A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.

Palabras clave : APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIA DA APRENDIZAGEM; TRABALHO DE GRUPO; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )