SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171TRABALHO COLABORATIVO NO 1° CICLO: SUPORTE PERCEBIDO E REGULAÇÃO PARTILHADAUMA PROPOSTA DE DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E A CARTOGRAFIA CRÍTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira  e  LOPES, Carlos. O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.224-242.  Epub 13-Maio-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145447.

O artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.

Palavras-chave : LIVRO DIDÁTICO; AUTORES; PLÁGIO; PROFESSORES.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )