SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171EL PLAGIO EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS Y EN LA VISIÓN DE AUTORESCREACIÓN DEL DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN FÍSICA DEL ESTADO DE SÃO PAULO (1925-1932) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PARELLADA, Cristian  y  CASTORINA, José Antonio. UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E A CARTOGRAFIA CRÍTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.244-262.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145469.

Nos últimos anos, diversas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento tiveram por objetivo explicar como as crianças constroem o pensamento espacial (spatial thinking). O presente artigo visa demonstrar que o programa de investigação pode apresentar maior dificuldade, caso seja assumido que o significado dos mapas surge da interação de valores e crenças sociais em que são produzidos e circulados. Para isso serão retomadas as contribuições dos estudos críticos realizados no âmbito da história da cartografia. Considera-se a abertura de um espaço de colaboração interdisciplinar entre uma psicologia do desenvolvimento construtivista, ligada às crenças dos grupos sociais e a uma cartografia crítica que integrou os mapas com as normas e valores da tradição social de que são produto.

Palabras clave : PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; CARTOGRAFIA; HISTÓRIA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )