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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MEDEIROS, Priscila Martins; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos  e  PIMENTA, Dionísio da Silva. POR NARRATIVAS OUTRAS: EDUCAÇÃO E DESRACIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NEGRA NO BRASIL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.288-307.  Epub 13-Maio-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145497.

Neste artigo discutimos o processo histórico de construção de uma identidade nacional brasileira, que se fundamentou na racialização da experiência negra, algo ainda presente no processo formativo dos brasileiros. Apesar de todo o processo de desumanização sofrido, a população negra pode e deve ser retratada nos espaços educativos por meio de sua resistência e de suas lutas para escapar da “zona de não-ser” e do apagamento ontológico promovido na modernidade. Estruturamos o texto com base em três assuntos gerais, quais sejam: a) racismo, educação e a questão nacional no Brasil; b) os processos de racialização dos sujeitos negros; e c) resistência e agência negra enquanto caminho para a construção de novas narrativas na educação.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; RAÇA; NACIONALIDADE; BRASIL.

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