SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue171TOWARDS OTHER NARRATIVES: EDUCATION AND DERACIALIZATION OF THE BLACK EXPERIENCE IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MOSCOSO, Javier Nunez  and  PALACIOS, Translated by Laura. RACIOCÍNIO ABDUTIVO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.308-329.  Epub May 13, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145255.

Baseado em uma discussão de caráter epistemológico, este artigo pretende mostrar a contribuição da abdução como um procedimento científico no âmbito educacional. Com essa intenção, pergunta-se como os enfoques e processos de pesquisa científica são estruturados a partir dos três tipos de inferência lógica: dedução, indução e abdução, que fundamentam a construção de conhecimento e o papel da ciência e do pesquisador. A abdução é descrita com suas especificidades no seio do sistema filosófico de Peirce, para depois ilustrar sua implementação através de uma pesquisa sobre o trabalho docente. Finalmente, destaca-se como a abdução poderia contribuir para construir um projeto científico mais amplo, na interseção entre a pesquisa fundamental e praxeológica.

Keywords : EPISTEMOLOGIA; PESQUISA; CONHECIMENTO; METODOLOGIA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )