SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171POR NARRATIVAS OTRAS: EDUCACIÓN Y DESRACIALIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA NEGRA EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MOSCOSO, Javier Nunez  y  PALACIOS, Translated by Laura. RACIOCÍNIO ABDUTIVO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.308-329.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145255.

Baseado em uma discussão de caráter epistemológico, este artigo pretende mostrar a contribuição da abdução como um procedimento científico no âmbito educacional. Com essa intenção, pergunta-se como os enfoques e processos de pesquisa científica são estruturados a partir dos três tipos de inferência lógica: dedução, indução e abdução, que fundamentam a construção de conhecimento e o papel da ciência e do pesquisador. A abdução é descrita com suas especificidades no seio do sistema filosófico de Peirce, para depois ilustrar sua implementação através de uma pesquisa sobre o trabalho docente. Finalmente, destaca-se como a abdução poderia contribuir para construir um projeto científico mais amplo, na interseção entre a pesquisa fundamental e praxeológica.

Palabras clave : EPISTEMOLOGIA; PESQUISA; CONHECIMENTO; METODOLOGIA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )