SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172INGRESAR EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR DESPUÉS DE LOS 23 AÑOS: OPORTUNIDADES Y MOTIVACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MELO, Simone Gomes de  y  MORAIS, Alessandra de. CLIMA ESCOLAR COMO FATOR PROTETIVO AO DESEMPENHO EM CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEIS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.10-34.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145305.

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre clima escolar e desempenho em escolas públicas de ensino médio representativas de um estado brasileiro, a partir da percepção de alunos, professores e gestores. O clima escolar foi avaliado por meio de questionários compostos por oito dimensões. Já o desempenho foi analisado com dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Participaram da pesquisa 2.731 alunos, 426 professores e 173 gestores de uma amostra de 46 escolas, representativa de um estado brasileiro. Os resultados indicaram uma relação de mesmo sentido entre o clima escolar e o desempenho por meio da análise do efeito escola ao controlar o indicador de nível socioeconômico, demonstrando que o clima escolar agiu como fator protetivo para a conquista de um melhor desempenho acadêmico.

Palabras clave : AMBIENTE ESCOLAR; RENDIMENTO ESCOLAR; ENSINO MÉDIO; EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, ENEM.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )