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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MELO, Simone Gomes de  e  MORAIS, Alessandra de. CLIMA ESCOLAR COMO FATOR PROTETIVO AO DESEMPENHO EM CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEIS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.10-34.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145305.

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre clima escolar e desempenho em escolas públicas de ensino médio representativas de um estado brasileiro, a partir da percepção de alunos, professores e gestores. O clima escolar foi avaliado por meio de questionários compostos por oito dimensões. Já o desempenho foi analisado com dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Participaram da pesquisa 2.731 alunos, 426 professores e 173 gestores de uma amostra de 46 escolas, representativa de um estado brasileiro. Os resultados indicaram uma relação de mesmo sentido entre o clima escolar e o desempenho por meio da análise do efeito escola ao controlar o indicador de nível socioeconômico, demonstrando que o clima escolar agiu como fator protetivo para a conquista de um melhor desempenho acadêmico.

Palavras-chave : AMBIENTE ESCOLAR; RENDIMENTO ESCOLAR; ENSINO MÉDIO; EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, ENEM.

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